08 setembro 2012

GRUPO DE TEATRO KABANA APRESENTOU "OS OLHOS DO SURUBIM REI"


Entre os dias 29 de agosto e 04 de setembro o Grupo Teatro Kabana esteve se apresentando nas cidades de Carbonita e Senador Modestino Gonçalves, o espetáculo “Os Olhos do Surubim Rei”. O projeto é realizado através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com patrocínio da ArcelorMittal BioFlorestas.

A programação é direcionada ao público em geral, especialmente aos estudantes, que tiveram sessões gratuitas apresentadas no período da manhã, tarde e noite, totalizando 24 apresentações nas duas cidades. As sessões abertas ao público tiveram entrada franca com ingressos limitados.


Os Olhos do Surubim Rei
Uma viagem surpreendente pelos mistérios e encantos de um rio... Avô e neto embarcam em uma pequena canoa, atendendo ao chamado do grande Surubim Rei, personagem mitológico, temido e respeitado pelos ribeirinhos.

Bonecos esculpidos em madeira deslizam sobre a água, embalados por melodias e percussão executadas ao vivo. A técnica de bonecos sobre a água possibilitou ao grupo explorar a riqueza do universo dos rios, suas lendas, seus mitos, personagens e segredos.

A montagem utiliza técnica de manipulação de bonecos sobre a água, muito popular em Hanói - Vietnã e inédita no Brasil.

Ficha Técnica
Direção geral: Mauro Xavier
Dramaturgia: Nélida Prado
Criação de bonecos: Tião Vieira
Trilha sonora: Pedro Delgado e GeovanneSassá/Luiz Vitorino
Programação visual: Léo Ladeira
Manipulação de bonecos: Valney Almeida, WallaceDuarte, Nelson Martins e Nélida Prado

O Grupo
Há mais de 30 anos o Grupo Kabana desenvolve pesquisa, experimentação e montagens, trabalhando diferentes linguagens e tendências dentro das artes cênicas; tendo como focos principais o teatro de rua, o teatro de bonecos e o circo-teatro. O espetáculo Os Olhos do Surubim Rei, em função de suas especificidades, demanda uma infra-estrutura própria e, para sua realização, o grupo criou uma Tenda/Teatro, com arquibancadas para 150 espectadores, blackout e o "aquário", onde se desenrola a encenação.

O Espetáculo
O espetáculo Os Olhos do Surubim Rei, apresentado em 2009, 2010 e 2011, em 30 cidades que integram as Bacias do Rio Jequitinhonha, Médio e Alto São Francisco, além de Belo Horizonte e Sabará, já soma 380 apresentações, sem cobrança, para um público estimado de 65.000 espectadores.

PATROCÍNIO: ArcelorMittal BioFlorestas
CARBONITA/MG
LOCAL: Praça da Matriz
APOIO: Prefeitura Municipal de Carbonita

SENADORMODESTINO GONÇALVES/MG
LOCAL: Praça da Saudade
APOIO: Prefeitura Municipal de Senador Modestino Gonçalves


0 comentários:

Postar um comentário

O que você pensa sobre isso? Dê sua opinião.

 

Blog CARBONITA Design by Insight © 2009