HISTÓRIA

1 comentários

Não existem documentos, utensílios, nomes, que provem a existência dos primeiros habitantes no município. Tomando como base as histórias dos municípios vizinhos, os primeiros habitantes foram os bandeirantes com suas expedições. Vinham geralmente seguindo os rios maiores como o Jequitinhonha e Araçuaí à procura de ouro e pedras preciosas, mais ou menos nos anos de 1750 a 1760.

Outra versão aceitável sobre os primeiros habitantes do município é a respeito das vilas do Fanado e Serro Frio, cujos habitantes começaram a trafegar por estas partes, comunicando-se com vilas existentes mais próximas e fazendo daqui campo de pouso.

Com as notícias de riquezas minerais como ouro, pedras preciosas e terras férteis, foram chegando os primeiros aventureiros com suas famílias, muitas acompanhadas de escravos, posseando as primeiras terras, formando as primeiras fazendas.

Um pequeno fazendeiro chamado Manoel Barreiras, morador das margens do ribeirão Curralinho e muito religioso, doou um porção de terra. Com a ajuda de amigos construiu ali uma pequena capela para juntos fazerem suas orações. Com a construção da capela, diversos capelães das vilas vizinhas passaram a celebrar missas e realizar festas nesta freguesia.

Com a chegada de outras famílias, construíram suas vivendas e formou-se, neste local, um povoado que passou a ser chamado de Barreiras.

Em 1870 foi aumentada e reconstruída a capela pelo mestre de obras Roberto de Araújo e seus ajudantes, Fernando Gomes da Rocha, João de Souza Carvalho, Sebastião de Souza e João Pereira Goulart.

Antes de 1862, o povoado de Barreiras pertencia ao município de Minas Novas. Com a Lei Provincial nº 1.136, de 24 de setembro de 1862, de acordo com o artigo 2º, passa o povoado de Barreiras a pertencer ao Município de Itamarandiba, então denominado São João Batista.
Em 14 de setembro de 1870, por lei nº 1.658, foi criado o distrito do Santíssimo Coração de Jesus de Barreiras. Em 31 de dezembro de 1943, por lei nº 1.058, tomou nova denominação o distrito de Barreiras passando a se chamar Carbonita

Entre os principais nomes na formação de Carbonita, destacam-se os seguintes: José dos Santos Coimbra, primeiro agente de Correios, criado em 23 de fevereiro de 1887. Monsenhor Domingos Pimenta de Figueiredo, antecedido pelo padre Joaquim dos Santos Coimbra. Monsenhor Domingos foi vigário e vereador em 1892. Januário Ribeiro dos Santos e professor Policarpo Ferreira Gandra, professor de 1900 a 1934; este foi também vereador.

A emancipação política de Carbonita se deu em 3 de março do ano de 1963.

Prefeitura Municipal de Carbonita, agosto de 1995

RESUMO DA HISTÓRIA DE CARBONITA

A história de Carbonita começa em 1750, com as primeiras expedições dos bandeirantes à região, em busca da riqueza do seu subsolo.

O primeiro nome do povoado, então pertencente ao município de Minas Novas, é Barreiras, em homenagem ao fazendeiro Manoel Barreiros, que doou partes de suas terras para a construção de uma capela.

Em 24 de Setembro de 1862, o então povoado de Barreiras passa a pertencer ao município de Itamarandiba, como distrito. Em 31 de Dezembro de 1943, o distrito de Barreiras toma nova denominação e ganha o novo e definitivo nome de Carbonita.

Em 3 de Março de 1963, o então distrito emancipou-se, passando à cidade de Carbonita.

1 comentários:

Anônimo disse...

http://www.carbonita.mg.gov.br/ tem tudo é melhor que esse blog

Postar um comentário

O que você pensa sobre isso? Dê sua opinião.

 

Blog CARBONITA Design by Insight © 2009